cropped-logo.gif

Tabela do desenvolvimento do Concepto

Crescimento e o desenvolvimento do concepto

Concepção: A fertilização do óvulo pelo espermatozóide ocorre na tuba uterina, que o transporta para o útero. Um conjunto de genes da mãe e um outro do pai combinam-se para começar um novo indivíduo.

3-4 dias: As divisões do embrião (espermatozóide + óvulo) ocorrem agora, criando um grande número de células.

4-5 dias: As mudanças nos tipos de células agora começam com a organização da parte que formará o feto e a placenta.

7-8 dias: A futura placenta invadiu agora o muro do útero (nidação), e está começando a se estabelecer. O futuro feto está ainda em um nível primário de organização.

5ª semana: Já podem ser observados a formação dos olhos, ouvidos, coração, fígado e vesícula encefálica.

12ª semana: Observam-se os membros superiores flexionados nos cotovelos e mais compridos que os inferiores, dedos distintos, olhos lateralizados e cérebro bem evidente.

14ª semana: Observa-se o alongamento dos membros inferiores, os olhos numa posição mais anterior que lateral e as orelhas externas próximas da posição definitiva.

17ª semana: Observa-se cabeça ereta, olhos voltados para frente e orelhas em destaque.

Desenvolvimento facial de 34 a 70 dias: A face é dominada pela parte frontal do cérebro. Os olhos, o nariz e a parte superior e inferior da mandíbula estão sendo formados. O céu da boca funde-se por completo entre 8 e 9 semanas.

Desenvolvimento genital: O sexo masculino é determinado pelos cromossomos XY e o feminino XX. Um gene do cromossomo Y confere o desenvolvimento do testículo, a glândula do sexo masculino. Este produz a testosterona, que masculiniza os órgãos externos como mostrados acima. Todos são iguais até a 8ª semana.

25ª semana: Observa-se a pele rósea com vérnix e lanugos. As pálpebras encontram-se parcialmente abertas e as unhas dos dedos das mãos estão presentes.

40ª semana: O espaço intra-uterino está pequeno. A quantidade de líquido amniótico diminui. A vida do bebê fica um pouco restrita e pode ser um grande alívio estar livre desse maravilhoso “ninho” muscular na época do nascimento.