cropped-logo.gif

Harmonizando o nascimento

Uma equipe especial

O parto harmonizado significa dar total assistência à mãe e ao bebê da forma mais natural e acolhedora possível. É necessário procurar atender às necessidades individuais e aos desejos de cada gestante, e dar a ela o tipo de assistência de que necessita. Não podemos, jamais, abrir mão das medidas de segurança aprendidas ao longo dos anos, e que previnem complicações. Não devem ser esquecidos os benefícios que a Ciência oferece hoje, pois outrora, gestantes e bebês sofriam complicações irreversíveis.

É fundamental para o Parto Harmonizado

  • Atender ao pedido da gestante quanto ao tipo de parto que pretende ter, não se esquecendo jamais de garantir a segurança e o bem-estar da mãe e do bebê.
  • Garantir um pré-natal que deixe a gestante sempre bem informada sobre os sintomas comuns e as preocupações de cada fase do desenvolvimento do bebê. A grávida deverá ter liberdade para esclarecer quaisquer dúvidas, e deverá realizar todos os exames necessários não só para o seu bem-estar, como também para o bem-estar do bebê. Estes exames são determinados pelo obstetra ou pela equipe responsável.
  • Preparar a gestante para entender e encarar as “dores do parto” como uma coisa natural, que pode ser suportada e amenizada por meios farmacológicos. É importante também que obtenha conhecimento da evolução da gravidez, através de leitura, de informações da equipe médica e de cursos especializados para gestantes (incentivo ao parto normal). Além disso, é preciso que conheça detalhes sobre a anestesia precoce (analgesia de parto).
  • Ter por perto, tanto no momento do trabalho de parto como da internação, o marido ou alguém da família que a faça se sentir mais segura e confiante.
  • Contar, durante o trabalho de parto, com um tratamento individualizado, que tenha uma obstetriz especializada e que possa, com exclusividade, dar à gestante atenção psicológica, a fim de encorajá-la nos momentos mais difíceis. Um anestesista experiente deve estar presente para o atendimento.
  • Garantir medidas que facilitem a evolução do trabalho de parto (indução das contrações), amenizem o desconforto das dores das contrações (analgésicos e analgesia) e evitem seqüelas futuras realizando a episiotomia (corte externo que amplia a vagina), quando necessária.
  • Garantir durante a evolução do trabalho de parto um ambiente agradável, que pode ser obtido através de recursos descritos a seguir: