cropped-logo.gif

Estrias

Com o rápido crescimento de alguns órgãos e o estiramento excessivo da pele, algumas vezes, as estrias podem aparecer. Inicialmente são como linhas arroxeadas que vão se tornando pálidas, podem aparecer nos glúteos e coxas, mas são mais comuns nos seios e no abdômen, por causa do aumento do volume. As estrias costumam surgir nos últimos três meses de gestação. A hereditariedade tem um peso significante para o surgimento das estrias, mas é importante tomar algumas precauções para evitá-las.

Como prevenir?

  • procure tomar cuidados com relação ao aumento de peso – elabore uma dieta adequada com a ajuda do médico ou de nutricionista, e siga um programa de atividades físicas na gestação;
  • hidratantes – é muito importante a hidratação desde o começo da gestação, pois parte da elasticidade da pele é obtida pela quantidade de água na camada superficial da pele. Assim, na gravidez, os hidratantes aumentam a distensão da pele, prevenindo a formação de estrias. Há vários produtos no mercado com linhas especiais para gestante, com óleo de amêndoas, semente de uva, etc Apliqueos em abundância, nas mamas e no abdômen, duas vezes ao dia massageando suavemente.

Como tratar?

Se mesmo com todos estes cuidados, surgirem algumas estrias, há tratamento específico para as mesmas, como o uso de ácido retinóico tópico, peelings químicos, subcisão, microdermoabrasão. Estes tratamentos são realizados somente após o parto e o período de amamentação, sob orientação médica. Estes tratamentos nem sempre eliminam as estrias, porém uma melhora satisfatória pode ser obtida.