Busca por Assunto

Ameaças ao bem-estar da mamãe e do bebê

Roupas

A partir do 4º ou 5º mês, as roupas apertadas não devem ser usadas. Nesse particular, vestuários bem adaptados e da moda são encontrados, podendo a mulher, no estado de gravidez, vestir-se de acordo com seu gosto.

Cinta

Genericamente falando, usá-las ou não, vai depender do seu conforto. As dores nas costas, em especial, incidem na gravidez devido à mudança no mecanismo dinâmico de sustentação do peso e podem ser aliviadas pelo apoio dado pela cinta de gestante, convenientemente adequada e bem-feita. A cinta não deve atrapalhar os movimentos respiratórios da parede abdominal, deve estar bem apertada no nível do osso ilíaco (bacia), e sustentar a região inferior do abdômen, nunca comprimindo sua parte superior. Deve servir como um apoio no abdômen, que se tornou grande pelo aumento do útero.

Sapatos

Os sapatos não devem ser de saltos muito altos nem muito baixos, pela postura característica da gestante. Os melhores sapatos são aqueles confortáveis, e que possuem um salto largo e baixo (3 a 5cm). Saltos de borracha evitam deslizamentos, além de diminuírem a quantidade de vibrações no andar. É bom lembrar de que as grávidas escorregam e caem muito. Nos últimos meses de gestação, os pés podem inchar um pouco; sapatos ligeiramente maiores podem ser necessários para o conforto.

Grávida Feliz Grávida Feliz