Busca por Assunto

Ameaças ao bem-estar da mamãe e do bebê

Diferente do capítulo 4, que aponta alterações naturais e inocentes para gestação, este apresenta atitudes e comportamentos que interferem no bemestar da mãe e do bebê, aos quais a gestante deve estar sempre alerta. Com estas informações, a futura mamãe pode evitar perigos desnecessários à sua saúde e à saúde do bebê, ao mesmo tempo que as pessoas que estão ao seu redor podem dar apoio e ajudá-la a evitar exposição a tais riscos.

A partir da fecundação, dá-se início a um processo extremamente complexo e delicado. Desde o momento da concepção, as células dividem-se e diferenciam-se para formar os órgãos do bebê, até que, 9 meses depois, um pequeno ser humano nasce. A maioria dos bebês nasce normal e saudável, mas, infelizmente, nem todos vêm ao mundo com seu potencial físico e mental em ótimas condições.

Entre as causas que resultam em bebês imperfeitos, as ambientais são muito importantes, como por exemplo: drogas, raios X, medicamentos, fumo, algumas doenças infecciosas, etc, e, até mesmo, o próprio parto pode ser perigoso se não houver uma boa assistência.

Existem outras causas, mas são de origem genética, e não podem ser controladas, apesar de poderem ser detectadas no período pré-natal.

Grávida Feliz Grávida Feliz